Biografia

Conheça um pouco da história do CNBLUE…

bio1

Pré-debut

Tudo começou em 2009, a FNC, apostando em uma nova fórmula de fazer música, resolveu mandar para o Japão jovens com pouca experiência, sem domínio do idioma e com pouco dinheiro.

A intenção era que a banda se consolidasse primeiramente no Japão, pois o país é um local com um mercado mais amplo e voltado para o tipo de música que eles pretendiam desenvolver. Além disso, as experiências adquiridas lá serviriam de base para a banda fornecendo a experiência que eles precisavam.

Inicialmente eles faziam covers de músicas de bandas conhecidas, como Beatles, Green Day, Bon Jovi… Apresentavam-se em ruas do Japão e algumas vezes em pequenas casas de show (Live houses), enquanto também trabalhavam silenciosamente em suas próprias composições, se preparando para começar a promover suas próprias músicas.

 

- 2009


Debut Japonês: Now or Never.

bio2

Com o passar do tempo, as apresentações do CNBLUE iam reunindo mais pessoas. Alguns fãs já frequentavam os locais onde eles costumavam se apresentar somente para vê-los. Nessa época, eles já tinham por volta de 400 fãs que os acompanhavam de perto.

Então, a empresa finalmente decidiu estrear o CNBLUE como uma banda indie. No dia 19 de agosto de 2009 seu álbum de estreia “Now or Never” foi lançado, tendo todas as suas faixas cantadas em inglês.

 

Saída do baixista Kwang Jin e entrada de Jung Shin.

bio3

Pouco depois do lançamento de “Now or Never”, antes que CNBLUE lançasse seu segundo álbum, a FNC anunciou a saída do baixista Kwon Kwang Jin por motivos até então desconhecidos. Havia uma grande necessidade de um novo baixista para que a banda continuasse suas atividades. Assim, a FNC propôs a vaga para Jungshin, que depois de fazer um teste que exigia sua dedicação máxima, foi aprovado e passou a ser o novo baixista da banda.

Em 25 de novembro de 2009, a banda lançava seu segundo álbum intitulado “Voice”.

Ambos os CDs não tiveram uma grande influência no cenário musical, porém eles já abriram portas para que as pessoas começassem a notar o CNBLUE e conhecer seu estilo próprio.

 

You’re Beautiful: Estreia de Yonghwa como ator.

bio4

A banda começava a construir sua popularidade no Japão, porém era necessário também que o mesmo fosse realizado na Coréia.  YongHwa, vocalista principal da banda, foi escolhido após fazer um teste para atuar no drama da SBS “You’re Beautiful” ao lado dos atores Park Shin Hye, Jang Geun Suk e também com seu colega de empresa Lee Hong Ki do FT Island.

A popularidade do drama foi maior do que o esperado, o que elevou bastante o status do CNBLUE.

 

- 2010


Debut coreano: Bluetory.

bio5b

 

Com o sucesso de “You’re Beautiful”, a banda começou a ganhar reconhecimento na Coréia do Sul e assim eles se preparavam para sua estreia no país.

Em janeiro foram liberados os teasers de cada membro, mostrando um pouco de suas personalidades. O tão aguardado MV oficial para a faixa-título, “I’m a loner” foi liberado mais tarde, pouco antes do lançamento de seu mini-álbum de debut coreno intitulado “Bluetory” em 14 de janeiro de 2010, que rapidamente tomou o primeiro lugar nos MNets gráficos em tempo real , junto com o segundo lugar nas paradas Hanteo Music. CNBLUE foi o único grupo rookie a fazê-lo em 2010. Outras canções apresentadas no álbum eram versões coreanas de seus lançamentos japoneses anteriores.

Poucos meses depois de terem terminado as suas promoções para o seu álbum de debut coreano, CNBLUE lançou um mini-álbum intitulado “BLUE LOVE”, que foi o primeiro a apresentar obras coreanas originais da banda e não apenas revisões de suas trilhas japonesas anteriores. O álbum apresentou  composições e letras originais, incluindo “Love Light“e “Tattoo” de YongHwa e “Sweet Holiday” escrita por MinHyuk.

We Got Married e Acoustic

bio6

Enquanto eles promoviam sua música com grande êxito, novas oportunidades foram surgindo em outras áreas do entretenimento.

Em fevereiro, YongHwa foi escolhido junto com SeoHyun (do Girls Generation) para o programa da MBC “We Got Married”, onde eles viveriam diversas situações como um casal praticamente casados. O programa terminou pouco mais de um ano depois, em março de 2011.

Ainda no final de 2010, JongHyun e MinHyuk fizeram sua estreia como atores, participando da segunda parte do filme independente “Acoustic”, denominada “Bakery Attack”. O filme foi destaque no Busan International Film Festival.

- 2011


bio7

Em março de 2011, após um ano do Lançamento de Blue Love, os meninos voltaram com um novo álbum intitulado “First Step”. Este era o primeiro álbum completo que a banda lançava na Coréia, contendo 12 faixas.

Menos de 24 horas após seu lançamento, “First Step” escalou seu caminho para o topo das paradas e garantiu a posição Nº 1 nas vendas de álbuns como afirmado por várias paradas musicais offline. A banda ganhou K -Chart uma semana depois de seu retorno em MNET Countdown, KBS Music Bank, e uma semana depois no SBS Inkigayo . Esta foi a primeira vez que a banda ganhou a Tríplice Coroa, uma façanha que eles conseguiram em ambos MNET Countdown! M e Music Bank da KBS. As promoções para a música terminaram no dia 24 de abril. Três músicas do álbum “Love Girl”, “Imagine”, e o título single “Intuition” finalmente provaram ser as três principais canções mais poderosas do seu álbum, e como resultado as vendas de álbuns superaram 150.000 cópias vendidas dentro de algumas semanas após o lançamento.

Para comemorar seu sucesso contínuo e para mostrar o seu apreço aos seus fãs por todo o seu apoio, CNBLUE lançou um EP especial chamado “First Step + 1 Thank You” em 26 de abril. Três músicas novas foram adicionadas e uma versão re -arranjada da canção título, “Love Girl” do álbum “First Step” e as outras três canções, “Try again, Smile Again”,”Don’t Say Goodbay”, e “Yes” que estavam originalmente em seus álbuns japoneses.

Heartstrings

 

bio8

Em junho de 2011, YongHwa foi escalado para o papel principal em “Heartstrings”, um drama da MBC. Ele estrelou como “Lee Shin” juntamente com o colega membro do CNBLUE, MinHyuk que fez parte do elenco de apoio. Yonghwa compôs uma música especialmente para o drama “Beacause I miss you” que recebeu grande atenção do público. O drama, que também estrelou Park Shin Hye, recebeu uma boa classificação durante o tempo de sua transmissão.

Final da fase Indie no Japão: 392.

bio9

 

Após o termino de Heartstrings, CNBLUE não teve um tempo de descanso ou inatividade. Os meninos foram para o Japão lançar e promover seu novo álbum intitulado 392.

O lançamento que os colocou em 6º lugar na Oricon Weekly Album, também seria seu último álbum indie japonês. O título deste álbum tem um significado especial como “392”, que é pronunciado como San -Kyu -Two (3 e 9 em japonês , seguido de 2 em Inglês), que se traduz em ” ThankU2”.

Desde sua primeira fase tocando nas ruas do Japão, eles buscavam alcançar plena aceitação no país estrangeiro onde tinham começado como “ninguéns”, e este álbum foi o que finalmente lhes proporcionou isso.

Ainda no Japão, CNBLUE foi escolhido para tocar no Ongaku to Hitachi 2011 Festival, frealizando a abertura do show da banda de rock norte-americana, “Linkin Park”.

No final desse ano eles também assinaram com a Warner Music Japan e lançaram o MV para In My Head, escrita por YongHwa e que foi muito bem recebida pelo público alcançando sucesso imediato. In My Head foi tema de encerramento do anime “Supernatural: The Animation“.

- 2012 


 bio10

Com o enorme sucesso de seu single “In My Head”, CNBLUE foi mais determinado do que nunca a continuar no caminho para o topo do mundo. No dia 01 de fevereiro de 2012, “Where you are” foi lançado.  A canção título e “Feeling“, foram escritas e compostas mais uma vez por YongHwa enquanto “Get Away” foi composta por JongHyun .

O bem recebido “Where you are” vendeu mais de 60.000 cópias em sua primeira semana, batendo Nº 1 em Singles Chart Oricon para a semana de 13 de fevereiro. Uma banda estrangeira não tinha ficado na parada de singles no Japão há 41 anos. CNBLUE é o quarto artista masculino coreano a ter superado o Singles Oricon Chart.

Voltando para a Coreia: Ear Fun

bio11

Sem ter folga depois de promover, CNBLUE rapidamente voltou para a Coreia, para se preparar para seu próximo e tão aguardado mini-álbum, “Ear Fun” terminando seu período de quase um ano em hiato de atividades coreanas. O primeiro single “Still in Love” teve seu MV liberado em 16 de março.

Em 26 de março, os membros do CNBLUE se reuniram para o showcase de retorno e lançamento de seu terceiro mini-álbum. No mesmo dia, foi lançado o MV para a faixa-título “Hey You”. A canção recebeu muito interesse do público e, consequentemente, liderou as paradas em vários portais de música, como Melon, MNET e Olle Music.

“Juntos até a morte”

bio12

No dia 5 de maio, CNBLUE realizou seu primeiro fanmeeting coreano, “The Story of  You and I” na Universidade Yeonsei com centenas de fãs para uma reunião sincera. Neste evento, eles expressaram seu amor e gratidão pelo apoio recebido e declararam que nos próximos 50 ou 60 anos ainda gostariam de estar no palco junto a seus fãs. YongHwa, em particular, disse: “CNBLUE e seus fãs vão ficar juntos até a morte”, recebendo aplausos ensurdecedores da plateia.

My Husband Got a Family, A Gentleman’s Dignity e Seo-Young, My Daughter

bio13

MinHyuk logo foi escalado para o elenco do drama da KBS “My Husband Got a Family” (também conhecido como “Unexpected You“), que estreou em 25 de fevereiro e teve 58 episódios. Pouco depois que ele começou a atuar, o guitarrista JongHyun também foi escalado para um drama da SBS intitulado  “A Gentleman’s Dignity” que estreou em maio de 2012 com 22 episódios. Ambos tiveram ótimos índices de audiência.

Após o drama de MinHyuk , que terminou em 9 de setembro, Jungshin fez sua estreia como ator no drama  “Seo-Young, My Daughter”, que foi ao ar a partir de 15 setembro  e terminou em 3 março de 2013 rendendo 50 episódios. Este drama também recebeu respostas excelentes como visto nos índices de audiência dos programas.

- 2013


 

Re:BLUE

bio14

Em 14 de janeiro, no 3º aniversário do CNBLUE, o álbum “Re:BLUE” e o MV da faixa título “I’m Sorry” foram revelados. A canção “I’m sorry” foi composta por Yonghwa, sendo essa a primeira vez que CNBLUE usava uma música de sua composição como faixa título de CD na Coreia. “I’m Sorry” alcançou um real-time “all -kill” ficando em 1º nas paradas musicais como Mnet, Olleh, Daum music, Naver music, Melon, Pernalonga, e Monkey3 rapidamente após o lançamento.

Re:BLUE” foi também classificado na parada Billboard Album Mundial. O álbum também ficou em 1º no chart do Japão Tower Records e no site de música de Taiwan Omusic. Depois de seu lançamento oficial em Taiwan, o álbum liderou 8 gráficos diferentes . O single “I’m sorry” também ficou em 1º no gráfico diário MYX nas Filipinas.

Blue Moon World Tour

bio15

Em 22 de janeiro, a FNC anunciou a “Blue Moon World Tour”, que passou não apenas por China, Cingapura e Hong Kong, mas também pela Europa, Austrália, América do Norte, e América do Sul. Assim, CNBLUE foi a primeira banda de rock sul-coreana a realizar uma turnê mundial deste tipo.

The Blade and Petal, Marry Him If You Dare e The Heirs

bio16

Em 9 de maio, FNC anunciou que JungShin faria parte do elenco do drama “The Blade and Petal” da KBS. Ele assumiu o papel de Si Woo, um guerreiro habilidoso e carismático. Este novo drama foi apenas 3 meses após o fim de sua estreia como ator bem sucedido em “Seo-Young, My Daughter”.

Em 16 de julho, foi revelado que YongHwa estava em negociações para estrelar o drama KBS “Marry Him If You Dare”. O drama estreou em 14 de outubro de 2013 e contou com a atriz Yoon Eun Hye no papel principal.

Em 17 de julho, FNC anunciou que MinHyuk havia se juntado ao elenco principal no drama da SBS “The Heirs” que tinha Park Shin Hye e Lee Min Ho nos papéis principais.

Whats turn you on?

bio17

Em 13 de agosto, eles lançaram um MV da faixa-título “One more time” que faz parte do album “Whats turn you on?”,  seu segundo full-album japonês. Em 28 de agosto, o álbum de estúdio foi lançado. Ele inclui os três singles anteriores, “Robot”, “Blind Love” e “Lady”.

- 2014



Can’t Stop

bio18

Em 24 de fevereiro de 2014, o 5º mini álbum do CNBLUE intitulado “Can’t Stop” foi lançado. O álbum foi classificado em 1º no chart Tower Records de pré-encomenda no Japão. A banda tocou suas canções em um show de retorno no dia 2 de março no SBS “Can’t Stop Comeback Show”

 

Truth e Go Your Way

bio19

Depois de terminar as suas atividades de promoção na Coréia, CNBLUE lançou um novo single japonês chamado “Truth” que foi lançado em abril. Nessa época foi anunciado que YongHwa se juntaria ao elenco principal de “The Three Musketeers” . As filmagens iniciaram em junho de 2014, e sua estreia foi em Agosto.

Em 20 de agosto, CNBLUE lançou seu oitavo single no Japão chamado “Go Your Way

Music Bank Brazil

bio20

No final de abril, foi anunciado que o Brasil sediaria um dos maiores eventos de kpop no dia 7 de junho: O Music Bank. O festival contou com a apresentação de vários grupos, dentre eles a banda CNBLUE, que veio pela primeira vez ao país.

O evento foi algo inesquecível para as boices brasileiras, pois era a primeira oportunidade de vê-los ao vivo, mesmo que tocando apenas 3 músicas.

Yonghwa foi um dos MC’s do festival e Jonghyun fez uma apresentação especial junto com SungKyu (Infinite) e TaeMin (SHINee) cantando “Garota de Ipanema”.

Wave

bio21

Em 17 de setembro, CNBLUE lançou seu terceiro álbum japonês completo “Wave”. A banda também anunciou a tão esperada turnê por todo o país “CNBLUE 2014 ARENA TOUR – WAVE”.

Wave reuniu os singles já lançados “Truth”, “Still” e “Go your way”, além do mais recente MV “Radio”. Além dessas faixas o álbum contém faixas inéditas. A Wave tour foi muito bem sucedida, reunindo grandes públicos no Japão.

Seguindo a trilha do sucesso…

Em 6 de dezembro , CNBLUE foi o único grupo coreano a participar no 2015 iQiyi Night Awards Ceremony, em Pequim, onde recebeu o prêmio de “Melhor Grupo Asiático”

A canção de CNBLUE “Can’t Stop” foi classificada como a 17º canção mais twittada de 2014, de acordo com o site de notícias Mashable. A banda CNBLUE foi o artista coreano mais bem classificado (seguido de Girls’ Generation “Mr. Mr” em 18º e “Last Romeo” do Infinite em 48º) em uma lista do twitter  “As 50 músicas mais tweetadas de 2014” que incluía John Legend, Ariana Grande, Beyonce, Pharrell Williams, Lady GaGa , Enrique Iglesias, Maroon 5, Coldplay, One Direction e outros artistas populares.

Sem dúvidas, nossos meninos tem conseguido superar cada vez mais limites. A cada decepção ou realização que CNBLUE encontrou, eles continuaram a lutar sem desistir. “Para o topo do mundo”, é parte da letra da canção “One Time” e é nada mais, nada menos do que tudo que eles merecem. Eles têm trabalhado juntos desde a pré- estreia para concluir o mesmo objetivo, de fazer música juntos e trilhar seu caminho para o topo e, como resultado desse trabalho duro e determinação eles continuam a superar as expectativas e continuar a fazer seus fãs felizes. Para nós, as boices e para o CNBLUE isso é só o começo…

 

TOP